Brasil | O Paraíso da Renda Fixa



O paraiso da renda fixa


Há muito tempo, o Brasil vem tendo bastante instabilidade na sua economia. Inflação, juros altos e volatilidade no mercado financeiro, são apenas alguns percalços que as pessoas que decidiram investir as suas economias em ativos mais arriscados, aqui no Brasil, tiveram de enfrentar.

Mas todas essas instabilidades da economia brasileira ajudaram a transformar o Brasil em verdadeiro paraíso da renda fixa.

Os investidores brasileiros e estrangeiros acostumaram-se com rentabilidades absurdamente altas, devido as altas taxas de juros que são pagas pelo nosso país.

Mas o que isso realmente significa? Por que a renda fixa no Brasil se tornou tão atrativa? E como o investidor pode aproveitar esse cenário de forma inteligente?

Nesse artigo, iremos abordar esse assunto e comentar sobre essas questões, mostrando as oportunidades que - apesar dos riscos maiores que a nossa economia apresenta em relaçâo a de países desenvolvidos -
continuam disponíveis para os investidores que estiverem preparados para aproveitá-las.


O que é renda fixa?

Como investir no tesouro direto

Renda fixa é um tipo de investimento em que as condições de rentabilidade são conhecidas no momento da aplicação ou seguem regras previamente definidas. Exemplos incluem títulos públicos, CDBs e debêntures. Esses investimentos costumam ter menor risco e oferecem retorno mais previsível em comparação à renda variável.

Veja a seguir alguns exemplos de renda fixa: CDB, LCI, LCA, Debênture, Tesouro Direto etc...

Agora que já sabemos o que é renda fixa, vamos continuar explicando quais são as vantagens de investir nesse tipo de investimento.


Os juros altos é o principal diferencial do Brasil


taxa selic


Antes do Plano Real, criado no início da década de 90, a inflação no brasil era um verdadeiro absurdo, os preços nos supermercados eram ajustados diariamente, fazendo com que os trabalhadores, ao receber seus salários, fossem aos supermercados, lojas ou farmácias, o mais rápido possível, antes que o dinheiro perdesse o valor e não fosse suficiente para comprar tudo o que era necessário.

Empresas tinham muitas dificuldades de organizar suas finanças devido ao contínuo aumento de preços, tanto da matéria-prima, quanto dos fretes, salários, entre tantas outras coisas.

Se a inflação estava nas alturas, as taxas de juros também estavam.

Durante esse período, os investidores se acostumaram a investir seu dinheiro em investimento de renda fixa, já que em pouco tempo conseguia-se rentabilidades absurdas.

Mas o que muitos desavisados não sabiam, era que essa rentabilidade era nominal, ou seja, não era descontado a inflação, que de forma sorrateira, acabava corroendo boa parte do poder de compra do dinheiro investido.

No início da década de 90 o plano real foi criado, e conseguiu controlar a inflação.
Com a inflação controlada, foi possível reduzir também as taxas de juros.

Mas o investidor que estava acostumado a investir com muita segurança e alta rentabilidade, continuou vendo na renda fixa uma boa oportunidade de rentabilizar o seu Capital.

Mas eles não estavam errados, mesmo depois que o plano real foi criado e as taxas de juros começaram a cair, a renda fixa continuou a ser uma ótima opção de investimento, já que as taxas de juros haviam caído, mas, junto com ela, também veio a queda e maior controle da inflação. Assim a rentabilidade nominal pode até ter diminuído, mas a rentabilidade real manteve-se muito boa.


Isenção fiscal e garantias

renda fixa no brasil


No Brasil, alguns investimentos de renda fixa gozam de isenção fiscal, além de possuir a garantia do FGC, Fundo Garantidor de Crédito. Esse fundo garante o dinheiro do investidor em caso de falência do banco que emitiu os títulos adquiridos pelo investidor, desde que não ultrapasse o valor máximo que é estipulado pelo fundo.

Esses são alguns exemplos de investimentos que possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito: LCI, LCA e CDB.

Além dos investimento que possuem a garantia do FGC, também temos os títulos que são negociados pelo Tesouro Direto, que são garantidos pelo governo. É por isso que eles são considerados os investimentos mais seguros do país.

Um novo olhar para o investidor

melhores investimentos renda fixa

Alguns investidores mais arrojados que possuem investimento em renda variável, usam a renda fixa como se fosse um porto seguro ou um colchão, que alivia o impacto nas grandes quedas do mercado de renda variável.

Outros utilizam essas classes de ativos para guardarem as suas reservas de emergências. Mas será que a renda fixa só serve para isso, ou ela pode ser uma boa forma de obter boa rentabilidade?

Sem dúvida, a renda fixa no Brasil não é só um porto seguro, ela é também, uma boa oportunidade de investimento, com alta rentabilidade e baixo risco.

Com uma taxa Selic de 15% ao ano, no momento em que escrevo esse artigo, o investidor que investir seu dinheiro no Tesouro Selic - considerado o investimento mais seguro do Brasil - terá uma rentabilidade bruta de mais de 1% ao mês, com risco baixíssimo. Isso me faz crer que a renda fixa continua tendo ótimas oportunidades de investimento.

Renda Fixa | Como aproveitar as oportunidades?

marcação a mercado


Vimos nesse artigo, que os investidores que colocaram suas economias na renda fixa, aqui no Brasil, sempre obtiveram boa rentabilidade sem precisar abrir mão da segurança.

Por isso, os investidores brasileiros estão acostumados com o rentismo vindo de investimentos que oferecem muita segurança para os investidores que não gostam de se expor a ativos de risco. 

Mas, no Brasil, ser um investidor conservador não é um problema, por que nossas taxas de juros continuam nas alturas, trazendo ótimas oportunidades de investimento para quem é mais sensível ao risco que a renda variável oferece.

Com uma taxa Selic em 15% ao ano, no memento em que escrevo este artigo, é possível travar investimentos com ótimas rentabilidades, tanto no Tesouro Direto, quanto em títulos oferecidos por instituições financeira.

Portanto, estude, aprenda e aproveite as ótimas oportunidades de multiplicar o seu Capital, com investimento que oferecem ótima rentabilidade com riscos muito baixos. Só depende de você.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundos Imobiliários despencando | Devo vender Tudo?

Renda Fixa - Melhores Investimentos para 2025?

Como Começar a Investir: Um Guia Completo para Iniciantes