RESERVA DE EMERGÊNCIA - Por Que é Tão Importante Ter?

Por que devo fazer a minha reserva de emergência antes de começar a investir?

Essa é a pergunta que mais escuto no meu dia a dia. Muitas pessoas, na ânsia para começar a investir, se esquecem de fazer o que é mais importante para se tornar um investidor de sucesso: construir uma boa reserva de emergência.

NÃO SUBESTIME OS IMPREVISTOS

Não subestime os imprevistos


Se acontecesse algum imprevisto e fosse necessário pagar algo em torno de dez mil reais, o que você faria? Teria o dinheiro em uma aplicação de alta liquidez, pediria emprestado a um parente ou amigo, ou recorreria a um empréstimo bancário? Espero que a sua resposta tenha sido a primeira.

A reserva de emergência não é para nos gerar ganhos, mas para nos dá tranquilidade em momentos de dificuldades. Se o investidor começar a investir sem ter a sua reserva, recorrerá aos seus investimentos quando o imprevisto acontecer.

Aparentemente não há nada de errado em usar parte dos seus investimentos para resolver algum problema inesperado. Mas, dependendo do investimento em que seu dinheiro estiver aplicado, a necessidade de fazer o regate de forma antecipada, poderá acarretar em grandes prejuízos.

É sempre bom lembrar que alguns investimentos requer um tempo maior para começar a dar resultados melhores, e um resgate no momento errado, pode nos tirar a possibilidade de obtermos melhores rendimentos.

Para que uma carteira de investimentos possa trazer os resultados esperados, é preciso que os prazos de maturação desses investimentos sejam respeitados. Os juros compostos só podem fazer o seu papel se, ao seu lado, estiver o seu maior aliado, o tempo.

Por isso, antes de começar a montar a sua carteira de investimentos, é importantíssimo ter uma reserva para os imprevistos do dia a dia.


Criar nossa reserva de emergência, deve ser sempre o primeiro passo a ser dado, antes de darmos início a formação da nossa carteira de investimentos.


QUANTO DEVO TER NA RESERVA DE EMERGÊNCIA?


O valor ideal para a reserva de emergência pode variar muito de pessoa para pessoa. Para quem trabalha com registro em carteira, deve acumular um valor que  seja suficiente para pagar as suas despesas por no mínimo 6 meses.


Por exemplo: caso a soma de todas as suas despesas mensais seja de R$3.000,00 (três mil reais), o valor da reserva deve ser, no mínimo, R$18.000,00. Mas, se você é um trabalhador autônomo, aconselhamos que esse valor seja multiplicado por dois.


TENHA PACIÊNCIA


Talvez você tenha ficado decepcionado. Deve estar pensando: tenho que juntar toda essa grana antes de fazer o meu primeiro investimento? A resposta é sim, mas com ressalvas.


Apenas uma pequena parte da reserva de emergência deve ficar, na minha opinião, em uma caderneta de poupança. Pois você poderá sacá-lo a qualquer momento, seja feriado, madrugada ou final de semana.


O restante da reserva de emergência pode ser investida no Tesouro Selic, pois ele tem melhor rentabilidade do que a Caderneta de Poupança e uma liquidez muito alta. Mesmo sabendo que você não terá dificuldade de resgatar o dinheiro investido no tesouro Selic, é preciso ter em mente que no Tesouro Direto não há negociações aos finais de semanas ou feriados.


Além disso, também é importante saber, que dependendo do que estiver acontecendo com o mercado, o Tesouro Direto pode fechar para negociações e permanecer fechado por horas ou até mesmo por alguns dias. É por esse motivo que o investidor tem que deixar uma parte dessa reserva em uma Caderneta de Poupança, para não correr o risco de precisar do dinheiro e não conseguir sacá-lo.


RESERVA DE EMERGÊNCIA QUE NÃO É USADA, TORNA-SE INVESTIMENTO


Sei que o investidor iniciante fica ansioso para fazer os primeiros investimentos. Mas lembre-se que a reserva de emergência só vai ser gasta, se algo inesperado acontecer.


Se tudo ficar dentro da normalidade, essa reserva que está aplicada no Tesouro Selic, não deixa de ser um investimento.


Talvez tenha uma rentabilidade um pouquinho menor do que a renda variável, mas mesmo assim, o investidor já vai sentir o gostinho de ver o seu dinheiro aumentando um pouquinho a cada dia.


No momento em que escrevo esse artigo, o Tesouro Selic está rendendo 12.25%, uma rentabilidade bruta de mais 1% ao mês, quase o dobro da rentabilidade da Caderneta de poupança.


CONHEÇA OUTROS INVESTIMENTOS


Enquanto estiver formando a sua reserva de emergência, nada impede que o investidor iniciante reserve um pequeno valor para outros investimentos de renda fixa e renda variável.


Esses pequenos investimentos vão te ensinando a tomar as melhores decisões com pequenos valores, isso vai te deixar preparado para investir valores mais altos, quando for o momento certo.


Após ter formado a sua reserva de emergência e ter aproveitado esse tempo para aprender sobre as outras modalidades de investimento, é chegada a hora de colocar a mão na massa e começar a montar a sua carteira de investimento.


E você, está pronto para começar?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundos Imobiliários despencando | Devo vender Tudo?

Renda Fixa - Melhores Investimentos para 2025?

Como Começar a Investir: Um Guia Completo para Iniciantes