COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTO VENCEDORA


Antes de montar uma boa carteira de investimento, o investidor precisa aprender a escolher as melhores classes de ativos e, dentro dessas classes, saber escolher os melhores ativos.

Cada classe de ativos tem a sua importância dentro do portifólio. Cada um com a sua função. O desempenho de cada ativo escolhido, faz com que a carteira do investidor consiga dá lucros ou prejuízos.

É preciso ter investimentos conservadores para amortizar as quedas, precisa ter ativos geradores de renda para complementar os aportes mensais do investidor, e também precisa de ativos que tenham maior poder de valorização para fazer o seu patrimônio crescer.

Uma carteira balanceada vai ter menos volatilidade, as quedas e as altas serão menores, mas, a longo prazo, essa carteira tende a se comportar até melhor do que uma carteira formada por ativos mais arriscados.

Portanto, você já deve ter percebido que não adianta ter conhecimento em um único tipo de investimento. Se a sua carteira vai ser formada por vários investimentos diferentes, logo, você terá que ter conhecimento em todos eles. Veja que eu disse que você terá que ter conhecimento, ou seja, não precisa ser um especialista em nenhum deles.


RENDA FIXA

Precisamos ter conhecimento em renda fixa para montarmos o colchão que vai amortecer o impacto em momentos de quedas.

Quando o mercado financeiro está indo de vento em polpa, ninguém se lembra de se proteger, afinal, quem vai pensar em escudo quando ninguém está nos atacando? Mas, quando o pêndulo vira é que esses investidores correm para procurar a proteção da renda fixa.

O processo deveria ser exatamente o contrário; quando o mercado está subindo significa que os ativos de renda variável estão ficando cada vez mais caros e os de renda fixa, mais desvalorizados. Quando o mercado vira não adianta procurar proteção, pois você jamais conseguirá recuperar na renda fixa, o prejuízo assumido na renda variável.

O correto é montar uma carteira de investimento diversificada, para poder está preparado para o que vier. É em um mercado de baixa que podemos ver qual o papel da renda fixa na nossa carteira de investimento.


RENDA VARIÁVEL

Quem pretende obter sucesso no mundo dos investimentos, não deve descartar investimentos em renda variável. Esses investimentos “jogam no meio de campo e no ataque”. Os Fundos de investimento imobiliário, ajudam a renda fixa a amortecer as quedas e geram rendimentos para serem reinvestidos. 

As ações também têm a função de gerar renda, mas, tem um potencial explosivo de valorização. Por isso, estão escaladas no ataque do “nosso time”.


DEFININDO OS PERCENTUAIS

Para formar uma carteira bem estruturada, o investidor precisará definir os percentuais que investirá em cada classe de ativo.

No início, quando o investidor ainda não tem muito conhecimento, é recomendável que todo o seu dinheiro esteja em renda fixa, de preferência em investimentos com baixo risco e alta liquidez. Nesse estágio, a rentabilidade não pode ser considerada tão importante, mesmo porque, esse investimento inicial é apenas para deixar o dinheiro em um lugar seguro, enquanto o investidor iniciante adquire mais conhecimento e experiência para começar a tomar decisões com mais consciência. 

Mesmo a renda fixa, também tendo os seus riscos, ela é infinitamente menos arriscada do que a renda variável. Por isso, recomenda-se que o percentual de renda fixa seja muito maior, para que o investidor iniciante tenha tranquilidade suficiente para continuar com seu processo de aprendizado.

Depois de conhecer todos os investimentos de renda fixa e renda variável, o investidor pode começar a definir os percentuais que investirá em cada classe de ativos.


MONTANDO A CARTEIRA DE INVESTIMENTO

Ao começar a montar a carteira, ele deve levar em consideração a sua falta de preparo para lidar com investimentos.

Não se engane, não é um curso online ou a leitura deste ebook que vai te transformar em um grande investidor.

Ser um investidor experiente requer muita prática, vivência, e porque não dizer, algumas decepções.

Para que estas decepções não sejam devastadoras e te façam desistir de continuar com seus investimentos, mantenha na renda variável apenas um valor que você pode perder.

Pode parecer estranho falar desse jeito, mas no início, não sabemos nem um quinto do que imaginamos saber, e tomar decisões ruins, pode ser considerado algo normal. 

Se há uma grande possibilidade de você errar - e você vai errar - então tome os devidos cuidados para que esses erros, de iniciante, não tirem você do jogo aos cinco minutos do primeiro tempo.

Sempre que o investidor iniciante for escolher um investimento, a ordem em que as coisas devem ser vistas é a seguinte: em primeiro lugar se olha o risco, e só depois, o retorno. Nunca tente fazer ao contrário, pois a probabilidade de dar tudo errado é enorme.

Depois de um certo tempo, você já deverá ter mais conhecimento, principalmente em renda fixa, então já vai sentir confiança para buscar investimentos mais rentáveis, e o pouco que vai investir na renda variável servirá muito mais como aprendizado do que como um investimento lucrativo.


APRENDA NA PRÁTICA

É aconselhável que o investidor iniciante tenha um pequeno valor investido em ativos de renda variável, pois, ele vai, aos poucos, descobrindo coisas que serão fundamentais para o seu sucesso como investidor:

1 - Descobrirá seu perfil de investidor, ou seja, como você se sentirá em momentos de crises ou de euforia no mercado financeiro.

2 - Verá se está disposto a acompanhar notícias sobre economia. Isso é importante para entender o momento certo de fazer alguns tipos de investimentos.

3 - Aprenderá a acompanhar os balanços das empresas e os relatórios mensais dos fundos imobiliários.

4 - Se sentirá seguro, ou não, para aumentar o percentual dos seus investimentos em renda variável.

Quando começar a fazer os seus primeiros aportes em renda variável, não se culpe por comprar ativos que você vai descobrir que não deveria ter comprado. já que você ainda tem um pequeno percentual da carteira em renda variável, isso vai tornar mais fácil fazer as mudanças que você considerar necessárias.

No início é normal fazer algumas alterações. Uma carteira de investimentos pode levar alguns anos para ficar pronta, mas é bom que depois de um certo tempo tenhamos em mente o que precisamos fazer, para não ficarmos girando a carteira o tempo todo, pois isso traz gastos desnecessários com taxas, impostos e corretagens.

Depois que o investidor já estiver preparado, e com a carteira montada, investir vai se tornar extremamente fácil. Você não precisará ficar horas na frente do computador, basta acompanhar os balanços das empresas a cada 3 meses, ou melhor, apenas uma vez por ano já será suficiente para tomar a decisão de aumentar posição, manter, ou se livrar de um determinado investimento.


ALGUNS CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS

Alguns cuidados precisam ser tomados pelos investidores iniciantes:

Não caia na tentação de aumentar o percentual em renda variável, apenas porque o mercado acionário está em alta.

Os percentuais de cada investimento são estipulados para proteger você de você mesmo. Sendo fiel às suas decisões de divisão de carteira, você não cairá na tentação de ficar modificando esses percentuais. 

Portanto, depois que decidir qual o percentual ideal para cada tipo de ativo, siga à risca, não modifique, proteja-se contra os seus medos e ambições. 

Só faça alterações nos percentuais, que você escolheu para cada ativo, se for uma escolha consciente, baseada em estudos, autoconhecimento ou mudanças na sua estratégia. Se você começar a fazer muitas alterações nesses percentuais, alguma coisa está muito errada.

Talvez você ainda não esteja preparado para montar a sua carteira de investimentos. Pare e reflita. Se achar que não está preparado, intensifique os estudos.

Depois que se sentir preparado, faça o rebalanceamento da sua carteira de investimentos de forma mais consciente.


IMPORTANTE: investimento não é diversão, o único objetivo de investir é ganhar dinheiro, mesmo que isso seja muito chato. Se você quer se divertir, vá a um parque de diversões.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundos Imobiliários despencando | Devo vender Tudo?

Renda Fixa - Melhores Investimentos para 2025?

Como Começar a Investir: Um Guia Completo para Iniciantes